Review: Dissidia Final Fantasy

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Postado por: Filipe Ritto




Mesmo sem contar com os muitos personagens da série, fazer um jogo que englobe vários personagens dos mais diversos Final Fantasy não é mole não, até porque todos os jogos se passam em épocas e universos distintos.


Assim, o que chamou logo a atenção quando comecei a jogar Dissidia foi que existe uma história, um conflito entre a deusa da ordem e o deus do caos servindo de pano de fundo como uma desculpa elaborada para juntar tantos personagens de universos distintos. E a verdade é que os escritores da Square-Enix não se saíram nada mal, por fazer os personagens interagir entre si de forma significativa, mantendo as suas personalidades individuais.


A outra coisa que notei foi que há uma complexidade enorme no jogo; sempre esperei que fosse simplesmente um jogo de luta com elementos de RPG, mas no final acaba por ser mais um RPG com batalhas de ação 1 VS 1. O sistema de combate é surpreendentemente complexo, com dois tipos de ataque (Ataque normal e ataque no Ar), sendo cada um possível alternar em três ataques distintos, várias opções de desvio, bloqueio, e os “limit breaks” e summons característicos( mesmo não conseguindo sumonar nada ainda T_T ) da série.

Mas o domínio de todos estes componentes da mecânica de combate nada significa sem que estejam alinhadas aos componentes de RPG do sistema, uma prévia dos combates: a escolha de equipamento, configuração dos tipos de habilidades , e até a ordem em que enfrentamos os inimigos contribui para o nosso sucesso e recompensas.


Se isto tudo parece muito complicado, é porque é mesmo, mas felizmente o jogo consegue, com tutoriais não obstrutivos, ir explicando tudo isto ao longo das primeiras horas de jogo, o q é bom é q está quase sempre disponível um manual ingame.

Eu estava esperando um jogo simples, na onda de um Super Smash Brothers mas com personagens Final Fantasy. Em vez disso, me aparece um dos RPGs mais polidos e complexos que já joguei num PSP. O choque inicial me deixou um pouco hesitante, mas como fã de Final Fantasy, depressa cheguei a um ponto de conforto. Me parece que estou perante a um jogo gigantesco, por isso contem com mais relatos(afinal de contas não joguei o jogo todo ^^)!



0 comentários: